Do Micro Ao Macro
Como fazer um networking eficiente: dicas de um especialista
Manter uma boa rede de contatos e investir constantemente em formação profissional são diferenciais para se destacar no mercado de trabalho
Construir uma rede de contatos sólida pode abrir muitas portas para o sucesso profissional. Ao interagir com pessoas que compartilham objetivos e propósitos similares, é possível melhorar projetos, expandir sua rede de contatos e ganhar visibilidade junto a públicos importantes. Pedro Paixão, CEO e fundador da Ultra Cursos, uma rede de escolas de ensino profissionalizante, compartilha cinco dicas para quem deseja aprimorar suas habilidades de networking:
Apresentação pessoal – Seja acessível e interessante, alguém que inspira os outros. Além disso, saiba ouvir e mostrar interesse pelas histórias alheias, fazendo perguntas pertinentes. Encarar o sucesso dos colegas como algo positivo, em vez de uma competição, demonstra maturidade e desenvolvimento pessoal.
Investimento em formação – A sala de aula é um excelente local para desenvolver habilidades técnicas e de interação social que impulsionam o crescimento profissional e pessoal. Invista em cursos, sejam eles de curta ou longa duração, que o transformem em um especialista na sua área.
Conexões pessoais e online – Além de ambientes profissionais e educacionais, como fóruns, treinamentos, cursos, faculdade e MBA, é possível ativar sua rede de contatos pela internet. Crie um site ou blog pessoal e utilize as mídias sociais. “Participe também de eventos como feiras e convenções do seu setor e envolva-se em atividades fora do ambiente profissional, que podem render ótimas conexões”, recomenda Paixão.
Troca de conhecimento – Mantenha-se bem informado sobre sua área de atuação e o mundo em geral. Isso o torna uma pessoa interessante, capaz de ter conversas construtivas com os outros. É crucial também estar aberto a ouvir e aprender com os outros, criando conexões saudáveis e produtivas ao longo do tempo.
Manutenção dos contatos – Networking não se resume a adicionar contatos; é preciso manter a relação ativa. Dedique tempo e esforço para conhecer as pessoas genuinamente, não apenas quando precisar de ajuda. “Mantenha contato regular com seus conhecidos, acompanhe como estão e compartilhe suas atualizações profissionais. Assim, você fortalece a rede e aumenta as chances de conexões efetivas”, conclui o executivo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



