CartaExpressa
Morre no Rio de Janeiro a atriz Ilva Niño, aos 89 anos
A artista fez sucesso no papel da personagem Mina, na novela Roque Santeiro


Morreu nesta quarta-feira 12, aos 89 anos, a atriz Ilva Niño. Ela estava internada em um hospital no Rio de Janeiro desde 13 de maio.
De acordo com o Hospital Quali, ela faleceu “em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos”.
Ilva Niño participou de mais de 30 novelas e teve uma longa carreira na televisão, especialmente ligada à TV Globo. Uma de suas principais personagens foi Mina, na novela Roque Santeiro.
Nascida em Floresta, em Pernambuco, ela começou a carreira por inspiração de um curso de teatro ministrado pelo dramaturgo Ariano Suassuna, na Escola Normal da cidade.
Outras novelas que contaram com a atuação da atriz são Pedra sobre pedra (1992), Senhora do destino (2004), Terra nostra” (1999) e Sete pecados (2007).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.