Sociedade
O que se sabe sobre a ação da PM no Complexo da Maré que deixou ao menos 3 mortos
Houve reação à operação, com faixas interditadas na Avenida Brasil, na Linha Vermelha e na Linha Amarela


Uma operação da Polícia Militar realizada nesta terça-feira 11 no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, deixou ao menos três pessoas mortas (um policial e outros dois homens).
De acordo com a PM, o agente que morreu é Jorge Galdino Cruz, integrante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope. Os outros dois homens, segundo a corporação, seriam seguranças do tráfico que resistiram à chegada das equipes.
Segundo a TV Globo, um dos suspeitos mortos é Francisco Jorge da Conceição de Freitas, o Divo, que trabalha para Zequinha, um gerente do tráfico da Maré.
Também há informações de que outro policial ficou ferido e foi levado a um hospital.
Houve reação à operação policial, com a interdição de faixas da Avenida Brasil, da Linha Vermelha e da Linha Amarela, três das vias expressas mais importantes do Rio de Janeiro. No início da tarde, apenas a Avenida Brasil seguia com uma faixa bloqueada no sentido da zona oeste.
Um ônibus também foi incendiado na Avenida Brasil, na altura da Fundação Oswaldo Cruz, segundo a Rio Ônibus.
A ação também interrompeu serviços públicos. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Centro Municipal de Saúde Vila do João e as Clínicas da Família Adib Jatene eAugusto Boal suspenderam o funcionamento para a segurança de funcionários e pacientes.
A Secretaria Municipal de Educação afirmou que houve impacto no funcionamento de 40 escolas do Complexo da Maré. Já a secretaria estadual informou que duas escolas estaduais foram fechadas nesta manhã, prejudicando 900 estudantes.
Ainda de acordo com a PM, dois homens foram presos durante a operação, que conta com a participação do Bope, da Subsecretaria de Inteligência e do 22° BPM. Os agentes também conseguiram recuperar pelo menos quatro carros roubados na comunidade e informaram ter encontrado um espaço usado para endolação de entorpecentes.
URGENTE: A Av. Brasil (próximo à Fiocruz) e a Linha Amarela (próximo à Vila do João) estão fechadas neste momento devido a uma manifestação por conta de uma operação policial no Complexo da Maré. Segundo informações, pelo menos 4 pessoas foram baleadas pic.twitter.com/a125YXAXWD
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) June 11, 2024
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Inquérito da PF conclui, novamente, que Adélio Bispo agiu sozinho ao atacar Bolsonaro
Por CartaCapital
Privatização de novas linhas de trens avança em São Paulo
Por CartaCapital
PF concluirá até agosto quatro inquéritos sobre Bolsonaro
Por André Barrocal