Política

Relatora do processo contra Chiquinho Brazão apresenta plano de trabalho ao Conselho de Ética da Câmara

Deputado é apontado como o mandante da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL)

Relatora do processo contra Chiquinho Brazão apresenta plano de trabalho ao Conselho de Ética da Câmara
Relatora do processo contra Chiquinho Brazão apresenta plano de trabalho ao Conselho de Ética da Câmara
Chiquinho Brazão Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (12) para analisar duas representações por quebra de decoro e o plano de trabalho da deputada Jack Rocha (PT-ES) para o processo contra o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ).

A reunião está marcada para as 11 horas. O local da reunião ainda não foi definido.

A Procuradoria-Geral da República acusa Brazão de ser um dos mandantes do assassinato no Rio de Janeiro da vereadora Marielle Franco (Psol). O deputado está preso e nega as acusações.

O processo contra Brazão foi instaurado no dia 15 de maio, quando foi aberto o prazo de dez dias úteis para a apresentação, por escrito, da defesa de Chiquinho Brazão.

Fernanda e Braga

Os deputados também vão analisar os processos contra a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) e o deputado Glauber Braga (Psol-RJ). Eles são acusados de quebra de decoro.

Na Representação 2/24, o PL acusa Fernanda Melchionna de ter ofendido a família do ex-presidente Bolsonaro em reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara.

O relator, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), no entanto, considerou que não houve quebra de decoro nas falas da parlamentar. Agora o parecer de Arcoverde precisa ser votado pelo conselho.

Já na Representação 1/24, o PL acusa Glauber Braga de ter agredido fisicamente o colega Abilio Brunini (PL-MT) durante reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Braga alega que o empurrão dado em Brunini foi resultado de uma discussão acalorada e generalizada e não uma tentativa de agressão.

O relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), ainda não apresentou seu parecer.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo