CartaExpressa
PGR nega pedido de Dallagnol para investigar Moraes
Para a PGR, a solicitação de investigação se baseou ‘apenas em especulação’


A Procuradoria Geral da República decidiu arquivar o pedido do ex-deputado federal Deltan Dallagnol para investigar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
O pedido, também assinado por políticos do partido Novo, apontava que Moraes não poderia ter decretado a prisão preventiva dos irmãos Raul Fonseca de Oliveira e Oliverino de Oliveira Júnior, pois estaria impedido de atuar no caso. Os dois são suspeitos de terem ameaçado a família do ministro.
A alegação é a de que, ao não reconhecer o impedimento, Moraes teria cometido abuso de autoridade.
Ao arquivar o pedido, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, relembrou que o pedido de prisão contra os suspeitos partiu da PGR e que Moraes se declarou impedido logo depois da operação que prendeu os suspeitos.
Além disso, tanto a petição que ensejou a prisão como a decisão do magistrado ainda não vieram a público, o que foi reconhecido pelos próprios autores do pedido contra Moraes.
Para a PGR, portanto, Deltan e os colegas de partido basearam a solicitação “necessariamente apenas em especulação”, já que questionaram decisão a qual não tiveram acesso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Caso Marielle: Lessa diz que convenceu Macalé a não matar Marcelo Freixo
Por CartaCapital
Em delação à PF, Ronnie Lessa narrou tentativas frustradas de assassinar Marielle
Por CartaCapital
Em delação, Lessa revela surpresa com ‘divulgação estratosférica’ do assassinato de Marielle
Por CartaCapital