CartaExpressa
Lucro de bancos no Brasil bate recorde e chega a R$ 145 bilhões em 2023
Segundo o Banco Central, crescimento foi de 5% na comparação com 2022, influenciado pela taxa Selic


O lucro dos bancos que operam no Brasil bateu recorde em 2023. No total, as instituições tiveram um lucro líquido de 145 bilhões de reais no ano passado.
O dado, que foi divulgado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira 6, mostra um crescimento de 5% na comparação com 2022. O órgão, porém, não disse qual seria o valor ajustado do lucro de 2022.
“Ao longo de 2023, o retorno do crédito aumentou, influenciado pelo peso das safras recentes nas receitas de crédito contratadas a taxas mais altas”, informou o BC. “O custo de captação também se elevou no período, mas apresentou redução no quarto trimestre em decorrência da queda da taxa Selic a partir de agosto”, complementou o órgão.
Para o futuro, o BC disse que a tendência é que os lucros das instituições financeiras cresçam ainda mais. Segundo o órgão, a margem alta “tende a continuar à medida que os efeitos da queda da taxa Selic permaneçam reduzindo o custo de captação de forma mais rápida que o retorno do crédito”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Copom racha ao cortar a Selic em apenas 0,25 ponto; veja como votou cada diretor
Por CartaCapital
De novo os juros
Por José Dirceu
BC vê alta de expectativas de inflação e não indica corte de juros na próxima reunião do Copom
Por Agência Brasil
A nova cobrança de Lula a Campos Neto ao anunciar medidas para o RS
Por CartaCapital