CartaExpressa
Lula reforça a Maduro a importância de observadores internacionais nas eleições do país
Em conversa por telefone nesta quarta-feira, os presidentes também trataram sobre a relação bilateral entre os países


O presidente Lula (PT) conversou nesta quarta-feira 5, por telefone, com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Em nota, o Palácio do Planalto informou que um dos temas puxados pelo petista foi o processo eleitoral venezuelano.
Lula reiterou o apoio brasileiro aos acordos de Barbados e ressaltou a importância de contar com ampla presença de observadores internacionais no pleito. A eleição presidencial no país vai acontecer no dia 28 de julho.
Ainda de acordo com o governo brasileiro, o presidente também manifestou a expectativa de que as sanções em vigor contra a Venezuela possam ser levantadas, de modo a contribuir para que o processo eleitoral possa seguir adiante em clima de confiança e entendimento.
A conversa ainda tratou da relação bilateral entre os países, e o interesse de empresários voltarem a investir e a fazer comércio com a Venezuela.
“Lula lembrou que esse intercâmbio é especialmente importante para Roraima e Amazonas. Discutiram o início de tratativas para a celebração de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e a renegociação da dívida bilateral”, diz o comunicado do Planalto.
O petista também agradeceu a Maduro pelo o apoio da Venezuela à eleição da ministra Sonia Guajajara à Presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (FILAC) e expressou o interesse de fortalecer a colaboração entre os dois países na proteção dos Yanomami na fronteira comum entre os dois países.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula fecha acordo de US$ 500 milhões com a China para exportar café brasileiro
Por CartaCapital
Lula viaja à Europa para cúpula do G7 na próxima semana
Por CartaCapital
Mundo nunca teve tantos ricos e suas fortunas nunca foram tão elevadas, diz relatório
Por RFI