CartaExpressa
Tarcísio livra igrejas de pagar ICMS sobre bens importados
A decisão vem à tona dias depois de o governador anunciar um plano para reavaliar benefícios fiscais concedidos a empresas


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), livrou entidades religiosas do pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços na compra de bens importados.
O único requisito é que esses produtos “se destinem à finalidade essencial dessas entidades”.
A medida, formalizada por meio de um despacho normativo, consta da edição da última segunda-feira 3 do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
A decisão vem à tona dias depois de Tarcísio anunciar um plano para reduzir gastos da administração pública e reavaliar benefícios fiscais concedidos a empresas. Segundo ele, o corte de benesses e a renegociação da dívida do estado com a União poderiam abrir um espaço fiscal de 20 bilhões de reais ao ano.
Leia o documento:
TarcisioApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tarcísio se reúne com Barroso para justificar edital de câmeras corporais da PM
Por CartaCapital
Malafaia sugere que Tarcísio trabalha para manter Bolsonaro inelegível em 2026
Por CartaCapital
Presidente do Republicanos acena a Tarcísio e diz que ‘futuro da nação’ passa por ele e Caiado
Por Wendal Carmo