CartaExpressa
Tarcísio se reúne com Barroso para justificar edital de câmeras corporais da PM
Reunião foi no gabinete da presidência do STF, em Brasília
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, recebeu nesta terça-feira 4 governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador foi ao ministro para justificar o novo edital das câmeras corporais para a polícia.
Segundo o STF, o governador e a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra, apresentaram as razões para as opções do edital. A reunião foi no gabinete da presidência do STF, em Brasília.
O edital publicado pelo governo Tarcísio prevê a contratação de 12 mil câmeras para a PM de São Paulo. Segundo o documento, a gravação poderá ser realizada de forma intencional, ou seja, o policial será responsável por registrar ou não uma ocorrência.
Atualmente, os agentes não têm autonomia para definir se desejam gravar, já que os equipamentos produzem vídeos de rotina e contemplam todo o turno.
Segundo o Supremo, Barroso aguarda as manifestações nos autos do processo que tramita na Corte a serem enviadas pela Procuradoria Geral da República e pela Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo. Também vai analisar a manifestação do estado, que já foi apresentada.
Nesta terça, uma equipe do Núcleo de Processos Estruturais Complexos (Nupec) do STF esteve com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para examinar a situação das câmeras em São Paulo.
A viagem estava marcada antes da publicação do edital da aquisição de câmeras pelo estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF intima o governo Tarcísio a se manifestar sobre edital de câmeras corporais
Por Marina Verenicz
Câmera corporal registra momento em que PM atira e mata idoso enquanto perseguia dois suspeitos em SP
Por CartaCapital


