Há onda de política industrial, mas visão liberal sabota o país

No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal entrevista Rafael Lucchesi, Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI

O Congresso tenta taxar compras internacionais de até US$ 50 e para isso pegou carona em uma medida de política industrial na área automobilística proposta pelo governo Lula. O governo já adotou medidas de política industrial também para a siderurgia e agora prepara para a informática. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de lançar uma declaração pública em favor de iniciativas nessa linha. Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), há uma “onda” global de política industrial liderada por países ricos e com mais propensão de ser levada adiante por governos de direita. Neste momento, por exemplo, Estados Unidos e União Europeia, de um lado, e China, de outro, brigam por causa de carros elétricos e aço. Como ficam os liberais do mercado financeiro e da mídia brasileiros, sempre críticos de medidas de política industrial diante desse cenário? Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Rafael Lucchesi, Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI e presidente do conselho de administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar