Política
As intenções de voto em Nunes e Boulos na disputa pela Prefeitura de SP, segundo o Paraná Pesquisas
Instituto voltou a entrevistar eleitores da capital do estado para monitorar a situação eleitoral


Uma nova rodada do levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas com eleitores da cidade de São Paulo indica um equilíbrio entre os dois principais candidatos ao cargo de prefeito: Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira 29.
No cenário espontâneo, os dois candidatos são citados por número semelhante de eleitores. Na margem de erro, estão em um empate técnico. Ao todo, 11,9% dos entrevistados, espontaneamente, dizem que vão votar no atual prefeito. Nessa mesma condição, o deputado federal do PSOL soma 10,6%. Os dois têm larga vantagem dos demais candidatos neste cenário.
Na pesquisa estimulada pelo instituto – quando uma lista de candidatos é apresentada -, o empate técnico se repete. Nunes vai a 28,1% e Boulos tem 24,2%.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) é quem figura mais próximo aos dois líderes da pesquisa. Ele tem, neste cenário, 12,1%, ultrapassando a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que somou 9,1%.
A lista ainda tem o coach Pablo Marçal (PRTB), que tem 5,1%; o deputado Kim Kataguiri (União), com 3,4%; e Marina Helena (Novo), 3,2%. Os demais candidatos monitorados não passam de 1% dos votos.
Um segundo cenário, com uma lista um pouco mais enxuta de candidatos também foi sondado pelo Paraná Pesquisas. Os dados principais, praticamente, se repetem.
- Ricardo Nunes – 28,2%
- Guilherme Boulos -24,2%
- Datena – 12,1%
- Tabata Amaral – 9,3%
- Pablo Marçal – 5,1%
- Kim Kataguiri – 3,4%
- Marina Helena – 3,2%
- Altino – 0,5%
O último cenário, sem Datena e Kataguiri, traz Nunes com um pouco mais de vantagem numérica sobre Boulos:
- Ricardo Nunes – 33,1%
- Guilherme Boulos – 26,9%
- Tabata Amaral – 11,5%
- Pablo Marçal – 6,9%
- Marina Helena – 4,1%
- Altino – 0,9%
Confrontos diretos
A pesquisa desta quarta-feira ainda buscou a resposta de eleitores sobre eventuais confrontos diretos, em possíveis cenários de segundo turno em São Paulo.
No primeiro deles, Nunes venceria, com folga, Tabata Amaral. O atual prefeito soma 49,5% e a deputada apenas 30%.
Boulos também venceria com certa vantagem a candidata do PSB. O deputado tem, nesse confronto direto, 41,7%, enquanto Tabata soma 32,2%.
No confronto Nunes x Boulos, o atual prefeito venceria, neste momento. Ele tem 48,1% das intenções de voto, ante 35,9% do parlamentar do PSOL.
A pesquisa
A pesquisa desta quarta contou com 1.500 entrevistas com eleitores da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados entre os dias 24 e 28 de maio e têm margem de erro de 2,6 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Atlas: em São Paulo, Nunes lidera entre evangélicos, enquanto católicos preferem Boulos
Por CartaCapital
Atlas: em São Paulo, Boulos tem 17 pontos à frente de Nunes; Marçal empata com Tabata
Por CartaCapital
‘Não estou aqui para apoiar Boulos ou Nunes no 2º turno’, diz Tabata sobre eleição em SP
Por CartaCapital
MP abre inquérito contra Ricardo Nunes por uso indevido de imagens de crianças
Por CartaCapital
Justiça anula licitação de programa habitacional de Ricardo Nunes em São Paulo
Por Marina Verenicz