CartaExpressa

Prefeitura não conclui cadastro e moradores de Porto Alegre ficam sem Auxílio Reconstrução

Liberação do pagamento do benefício do governo federal depende do envio dos dados oficiais de atingidos pela tragédia; prefeitura da capital promete resolver a questão nesta terça

Prefeitura não conclui cadastro e moradores de Porto Alegre ficam sem Auxílio Reconstrução
Prefeitura não conclui cadastro e moradores de Porto Alegre ficam sem Auxílio Reconstrução
Forte chuva atinge a cidade de Porto Alegre desde a madrugada desta quinta-feira 23 de maio de 2024. Créditos: Anselmo Cunha / AFP
Apoie Siga-nos no

Os moradores de Porto Alegre ainda não estão habilitados para receber os 5,1 mil reais do Auxílio Reconstrução do governo federal. A explicação para o ‘atraso’ está na demora da Prefeitura, comandada por Sebastião Melo (MDB), em concluir o cadastro dos afetados no sistema nacional.

A liberação dos valores, conforme citado, depende do envio de dados dos moradores aptos a receber o auxílio. Os dados devem ser enviados oficialmente pelas prefeituras.

O programa do governo federal é destinado às famílias atingidas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.

O primeiro lote de pagamentos foi liberado nesta segunda-feira 27. Porto Alegre, porém, não concluiu os cadastros.

A estimativa é de que 150 mil habitantes tenha sido prejudicados pelos temporais e enchentes. Até agora, o benefício já foi aprovado par 44,5 famílias, de 15 cidades gaúchas.

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, as equipes estão, neste momento, trabalhando para organizar os dados obtidos junto à população. A previsão é de que os cadastros sejam repassados à União até o final desta terça-feira 28.

Em Canoas, um dos municípios da Região Metropolitana mais atingidos pela tragédia, 68 mil famílias se candidataram ao benefício, dessas, 42 mil já tiveram o pagamento aprovado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo