CartaExpressa
Proposta para compensar desoneração da folha deve sair até a próxima semana, confirma Haddad
Proposta deverá ter impacto de R$ 26,3 bilhões


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a medida para compensar a desoneração da folha salarial deverá ser revelada até a próxima semana.
A declaração foi dada nesta segunda-feira 17. Haddad confirmou, inclusive, que a proposta deverá ser enviada como uma Medida Provisória.
“Estou vendo se é o caso de mandar [para o Congresso] nesta semana ou na semana que vem”, afirmou o ministro, em rápida conversa com jornalistas na entrada do Ministério da Fazenda.
A proposta compensatória deverá ser destinada para dezessete setores. Além disso, deverá envolver municípios com até 156,2 mil habitantes.
A expectativa do governo é que a medida tenha um impacto fiscal de 26,3 bilhões de reais. Esse montante é dividido em duas partes: 15,8 bilhões de reais para os setores e 10,5 bilhões de reais para os municípios.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quaest: deputados ‘elegem’ Haddad como o melhor ministro de Lula
Por CartaCapital
Taxação de super-ricos ganha adesão de países, diz Haddad
Por Agência Brasil