Do Micro Ao Macro

Como tornar vagas em PMEs atrativas para candidatos qualificados

Abordagem estruturada pode nivelar a competição com grandes corporações, afirma especialista

Como tornar vagas em PMEs atrativas para candidatos qualificados
Como tornar vagas em PMEs atrativas para candidatos qualificados
Como tornar vagas em PMEs atrativas para candidatos qualificados
Apoie Siga-nos no

Atrair candidatos qualificados para micro, pequenas e médias empresas (PMEs) é um desafio, especialmente quando se compete com grandes corporações. No entanto, as PMEs têm vantagens únicas que podem ser exploradas para tornar suas vagas mais atraentes.

Em julho de 2023, um levantamento da Agência Brasil revelou que 79,8% das vagas de emprego no país foram geradas por PMEs.

Alisson Souza, CEO e fundador da abler, uma startup focada em soluções de empregabilidade para PMEs e consultorias de RH, enfatiza a importância de entender claramente as qualificações necessárias para a vaga, incluindo habilidades técnicas e comportamentais.

“O primeiro passo é criar uma descrição detalhada da função, destacando as competências essenciais para o cargo. Um perfil bem definido facilita a comunicação e atrai candidatos mais alinhados com as necessidades da empresa”, explica.

Autenticidade na divulgação das vagas

Souza destaca a importância de uma abordagem autêntica na divulgação das vagas. “Além das descrições textuais tradicionais, investir em materiais visuais e interativos que reflitam a cultura e os valores da empresa pode fazer uma grande diferença. Vídeos curtos mostrando o ambiente de trabalho e entrevistas com funcionários sobre suas experiências são opções eficazes. Essa abordagem transmite uma imagem mais dinâmica e autêntica da empresa”, diz.

Benefícios de trabalhar em uma PME

Muitos candidatos não conhecem os benefícios de trabalhar em uma PME. “O setor de RH deve destacar vantagens como um ambiente de trabalho acolhedor e colaborativo, a oportunidade de desempenhar múltiplas funções e adquirir novas habilidades, e a proximidade com os líderes da empresa. Esses aspectos são atraentes para profissionais que buscam crescimento e desenvolvimento profissional”, apontou o especialista.

Destacar as possibilidades de progressão de carreira dentro da empresa é essencial. “Oferecer acesso a programas de desenvolvimento e incentivar o aprimoramento contínuo mostra que a empresa investe no crescimento de seus funcionários, atraindo talentos que buscam um futuro promissor”, afirma Souza.

Flexibilidade

A flexibilidade no local de trabalho é cada vez mais valorizada. “Oferecer horários flexíveis, opções de trabalho remoto e um equilíbrio entre vida profissional e pessoal é essencial. PMEs podem se adaptar rapidamente a essas demandas, tornando-se um diferencial competitivo importante”, afirmou Souza.

O especialista também enfatiza a importância de um processo de recrutamento positivo para os candidatos. “É crucial manter uma comunicação clara e transparente em todas as etapas, oferecer feedbacks construtivos e respeitar o tempo dos candidatos. Um processo de recrutamento bem organizado e humanizado deixa uma impressão duradoura e positiva, mesmo naqueles que não foram selecionados”.

Para Souza, a atração de talentos para PMEs não só é viável, mas pode ser altamente bem-sucedida ao aproveitar as características únicas dessas empresas. “Com uma abordagem bem estruturada, essas companhias podem competir com grandes corporações e construir equipes de alta performance”, finalizou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo