CartaExpressa
Os índices de aprovação e desaprovação a Lula entre os eleitores de Macapá
Instituto Paraná Pesquisas monitorou a avaliação do trabalho do atual presidente na capital do Amapá entre os dias 17 e 22 de maio


Uma nova rodada do levantamento do instituto Paraná Pesquisas com eleitores da cidade de Macapá, capital do Amapá, mostra que Lula (PT) tem, neste momento, 46,8% de aprovação e 49,4% de desaprovação. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira 23.
A pesquisa mostra uma mudança dos índices desde o último levantamento na cidade, realizado em junho de 2023. Naquele momento, o atual presidente tinha 50,2% de aprovação e 44,0% de desaprovação entre os eleitores do município.
A pesquisa desta quinta monitorou, também a avaliação do trabalho do governo federal.
Neste quesito, a gestão petista soma 35,1% de avaliações positivas (ótimo ou bom) e 39,7% de menções negativas (ruim ou péssimo). Há, ainda, 23,5% de eleitores que dizem que o trabalho de Lula, neste momento, é ‘regular’.
Em junho do ano passado, os índices eram de 39,8% de menções positivas e 35% de avaliações negativas. O grupo regular era formado por 22,8% de eleitores.
O levantamento divulgado nesta quinta-feira tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Para chegar aos resultados, foram entrevistados 800 eleitores da capital do Amapá. O nível de confiança dos resultados é de 95%.
A pesquisa traz, ainda, um recorte eleitoral na disputa pela prefeitura da cidade. Veja a íntegra do levantamento:
Macapa_Mai2024-Midia-1Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dr. Furlan lidera a disputa pela prefeitura de Macapá, diz Paraná Pesquisas
Por CartaCapital
Eleitores de Vitória avaliam governo Lula em nova rodada da Paraná Pesquisas; veja os resultados
Por CartaCapital
Eleitores curitibanos avaliam governo Lula em nova rodada da Paraná Pesquisas; veja os resultados
Por CartaCapital
Lira telefona para Lula e pede encontro para discutir ‘meio-termo’ sobre taxação de compras de US$ 50
Por Wendal Carmo