Economia
Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do IR; veja como consultar
Valor pago deverá ser o maior da história


A Receita Federal abriu, nesta quinta-feira 23, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Um destaque do IR deste ano é que, na restituição, será dada prioridade aos moradores do Rio Grande do Sul.
Cerca de 5,5 milhões de contribuintes já podem fazer a consulta, incluindo quem não é considerado prioritário.
A Receita estima que o valor do crédito esteja na casa dos 9,5 bilhões de reais, o que seria o maior valor já pago pelo órgão.
O pagamento do primeiro lote deverá acontecer no próximo dia 31 de maio.
Para fazer a consulta, é necessário acessar o site da Receita. Ao clicar em “iniciar”, o contribuinte deverá informar o CPF e a data de nascimento.
O pagamento será feito na mesma conta bancária que foi informada no momento da declaração do IR.
Se o crédito não for efetuado, a Receita informa que os valores vão ficar disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Depois de maio, o calendário deverá obedecer às seguintes datas:
- Segundo lote – 28 de junho;
- Terceiro lote – 31 de julho;
- Quarto lote – 30 de agosto;
- Quinto lote – 30 de setembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.