Sociedade
Pela primeira vez desde o início das enchentes, nível do Guaíba está abaixo de 4 metros
Água recuou em alguns bairros de Porto Alegre e permitiu o retorno de moradores
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, caiu para 3,99 metros, em monitoramento feito na noite desta terça-feira 21 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), no cais Mauá.
Essa é a primeira vez que o nível das águas ficou abaixo de 4 metros, desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, no fim de abril.
Na manhã desta quarta-feira 22, a régua no cais Mauá registrava 3,92 metros.
Histórico
O lago atingiu nível máximo de 5,35 metros no início de maio, superando a cheia histórica de 1941, quando o nível registrado do Guaíba foi de 4,76 metros.
A cheia causou inundações de bairros inteiros, principalmente no centro da capital gaúcha, expulsando pessoas de suas casas.
A expectativa, conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é que o nível do Guaíba vá baixando de forma lenta e gradual, ficando acima dos 3 metros, que é a cota de inundação, pelo menos até meados de junho.
Com o recuo do nível das águas, a população pode, gradualmente, retornar a suas casas em alguns bairros da capital.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Não há previsão de adiamento das eleições no Rio Grande do Sul, diz Moraes
Por CartaCapital
Nísia Trindade nega colapso da saúde no Rio Grande do Sul
Por CartaCapital
Rio Grande do Sul registra a 2ª morte por leptospirose após enchentes
Por CartaCapital



