Sociedade
Quem tem direito ao auxílio de R$ 2,5 mil anunciado pelo governo do Rio Grande do Sul
A previsão da gestão de Eduardo Leite (PSDB) é a de que 47 mil famílias sejam contempladas com o benefício


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira 17, o início do pagamento de um auxílio de 2,5 mil reais a famílias atingidas pelas enchentes no estado.
Conforme informou o governo estadual, o benefício será válido a famílias de pobreza e extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
A previsão oficial é a de que 47 mil famílias sejam contempladas com o auxílio. Dessas, 7 mil famílias devem receber o montante nesta sexta-feira 17.
“Nós já efetuamos e estamos efetuando hoje o depósito para sete mil famílias neste cartão. Essas sete mil famílias são aquelas que as prefeituras já apresentaram o cadastro e que estão desabrigadas”, explicou o governador em coletiva.
Os recursos virão do programa Volta por Cima, lançado ainda no ano passado após o RS sofrer as consequências de um ciclone.
Leite anunciou a retomada da iniciativa no contexto das enchentes, que já deixaram ao menos 154 mortos.
Ainda de acordo com o governador, as outras 40 mil famílias receberão o benefício até o dia 24 de maio.
Na mesma coletiva de imprensa, Leite anunciou a criação de um comitê de mudanças climáticas para o estado, dentro do Plano Rio Grande. A iniciativa da gestão estadual prevê ações de reconstrução no estado após a tragédia das enchentes.
Também nesta sexta-feira, foi oficializada a suspensão da dívida do RS com a União. A medida foi sancionada pelo presidente Lula (PT) na tarde de ontem e publicada na edição desta manhã do Diário Oficial da União.
A suspensão abre folga de cerca de 23 bilhões no orçamento gaúcho, que deverão ser usados exclusivamente para a reconstrução do estado após as enchentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Leite anuncia criação de comitê sobre mudanças climáticas no Rio Grande do Sul
Por CartaCapital
Calamidade no RS: quem pode receber o Pix de R$ 5 mil do governo federal
Por Wendal Carmo
Mortes por enchentes no Rio Grande do Sul chegam a 154
Por CartaCapital