Esporte

Morre Antero Greco, jornalista esportivo, aos 69 anos

O mais antigo apresentador dos canais ESPN enfrentava um tumor no cérebro desde 2022

Morre Antero Greco, jornalista esportivo, aos 69 anos
Morre Antero Greco, jornalista esportivo, aos 69 anos
Antero Greco começou a carreira na década de 1970 e passou os últimos 30 anos na ESPN. Foto: ESPN/Reprodução
Apoie Siga-nos no

Morreu o jornalista Antero Greco, aos 69 anos. Ele estava internado no hospital Beneficência Portuguesa, na capital de São Paulo, onde tratava um tumor no cérebro.

Greco enfrentava a doença há quase dois anos. Ele chegou a fazer duas cirurgias contra o tumor. 

Em setembro de 2022, durante uma apresentação ao vivo do programa Sportscenter, da ESPN, Antero passou mal ao vivo. O episódio o levou a ficar oito dias internado.

Na volta ao trabalho, Antero explicou o problema de saúde. Segundo ele, o problema começou quando ele sentiu uma dormência nas mãos, em junho de 2022. O sintoma o levou ao hospital, onde, após a realização de exames, o tumor foi identificado.

Antero Greco foi um dos principais expoentes da crônica esportiva brasileira. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), Antero começou a carreira no jornal O Estado de S. Paulo, nos anos 1970. O jornalista teve passagens também pela Folha de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Diário Popular e TV Bandeiras.

Na ESPN, foram 30 anos de trabalho. Ele era o mais antigo do grupo e chegou na redação quando a emissora ainda se chamava TVA Esportes

Antero Greco fez especial sucesso dividindo a bancada do programa Sportscenter com o apresentador Paulo Soares, conhecido como “Amigão”. 

Soares, aliás, publicou, na semana passada, que o estado do tumor de Antero era avançado e que o quadro era irreversível. 

“O Jornalismo, assim mesmo, com J maiúsculo, está de luto. Antero Greco deixa não só o Jornalismo órgão neste dia, mas também o fã de esporte que se acostumou a assistir à extraordinária dupla com Amigão durante tantas e tantas noites de Sportscenter”, disse a emissora, ao confirmar a morte dele. “A TV brasileira perde um dos maiores”, completou a ESPN.

O velório está marcado para começar ao meio-dia desta quinta-feira 16. O sepultamento será às 16h em um cemitério no centro de São Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo