CartaExpressa
MPT recebe 60 denúncias de comparecimento obrigatório ao trabalho em áreas alagadas no RS
A submissão de empregados a situações de risco, de maneira injustificada, pode caracterizar abuso de poder por parte do empregador e gerar direito à indenização


O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio Grande do Sul recebeu 60 denúncias de violações trabalhistas relacionadas a chuvas e inundações que atingem o estado desde o início de maio.
A maioria das denúncias é relacionada ao comparecimento obrigatório ou permanência de empregados em áreas inundadas, ou sob risco. O levantamento foi divulgado pelo órgão nesta terça-feira 14.
Cerca de 80% dos casos se concentra na região de Porto Alegre. A submissão de empregados a situações de risco, de maneira injustificada, pode caracterizar abuso de poder por parte do empregador e gerar direito à indenização.
Em alguns casos, as irregularidades podem ser classificadas, ainda, como assédio trabalhista.
As 60 denúncias estão sendo, agora, investigadas pelo MPT em regime de urgência e com tramitação prioritária.
Trabalhadores gaúchos podem fazer denúncias de irregularidades trabalhistas no site do MPT.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.