CartaExpressa
Governo abre crédito extraordinário de R$ 12,2 bi para o RS
Valor vai servir para ações emergenciais


O governo federal abriu um crédito extraordinário de 12,2 bilhões de reais para ações no Rio Grande do Sul.
A liberação do montante consta em uma Medida Provisória (MP) publicada no último sábado 10.
A ideia é que o valor sirva para arcar com os custos de ações emergenciais desenvolvidas no estado.
Outros custos, que deverão estar ligados ao processo de reconstrução de várias cidades atingidas pelas enchentes históricas, só serão dimensionados “em momento posterior, após a identificação da extensão do dano causado pelas fortes chuvas e enchentes”, segundo comunicado do governo.
Ainda de acordo com o governo, o valor serve para viabilizar uma série de medidas que já estão em execução, a exemplo da contratação de profissionais que auxiliam no suporte às vítimas e do pagamento de parcelas extras do seguro desemprego, bem como da compra de toneladas de arroz.
Com o montante, o valor total já liberado pelo governo para o RS supera a casa dos 60 bilhões de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.