CartaExpressa
Comandante do Exército defende auxílio financeiro para militares afetados por chuvas no RS
Até a tarde desta sexta, a Defesa Civil gaúcha confirma 116 mortos e 143 desaparecidos em decorrência dos temporais


O comandante do Exército, general Tomás Paiva, defendeu nesta sexta-feira 10 um auxílio financeiro para militares afetados pelos temporais no Rio Grande do Sul.
Segundo ele, entre 10 mil e 12 mil integrantes do Exército que trabalham no enfrentamento às consequências das enchentes moram no estado e também foram impactados.
“Eu estou preocupado em ver como atender essas pessoas também. Falei com meu chefe de Departamento Geral de Pessoal para ver se a gente consegue dar auxílio financeiro, não indenizável, para que o cara possa recomeçar sua vida”, disse Paiva, em entrevista coletiva.
Até a tarde desta sexta, a Defesa Civil gaúcha confirma 116 mortos e 143 desaparecidos em decorrência das fortes chuvas que castigam o estado desde a semana passada. Há também 756 feridos, 70.772 pessoas em abrigo e 337.346 desalojados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula anuncia medida que facilita acesso a tratamento para pacientes do RS com HIV e hepatite
Por Caio César
Inmet alerta para forte queda de temperatura no RS nos próximos dias
Por CartaCapital
Barroso prorroga a suspensão de prazos processuais para ações sobre o RS
Por CartaCapital