Política
Lira é vaiado em evento e Lula contemporiza: ‘nenhum projeto do governo foi derrotado’
É a segunda vez que o presidente da Câmara dos Deputados é vaiado durante cerimônia do governo em sua terra natal
O presidente Lula (PT) saiu em defesa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), nesta sexta-feira 10, durante a entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida, em Maceió (AL).
Ao decorrer da cerimônia, Lira foi vaiado diversas vezes pelo público. Durante sua fala, ele citou o pai para se defender das manifestações e ressaltou seu trabalho na Casa legislativa.
“Eu duvido que um morador que vai ser atendido por essas casas vai vaiar [Benedito de Lira]. Isso é uma falta de respeito”, afirmou. “Apesar da polarização e da politicagem, nós trabalhamos para esse povo. Quem mora aqui e vai ser atendido, está satisfeito com o governo”.
Diante da movimentação, o presidente ficou ao lado de Lira até terminar o discurso, e ao falar no púlpito ressaltou que apesar das divergências políticas, o ato tinha caráter institucional e não partidário. “É apenas uma questão de comportamento que me incomoda muito. Eu sei das divergências políticas que existem entre os partidos daqui”, frisou.
Lula destacou ainda que na atual composição da Câmara, a aliança com outros partidos, coordenada por Lira, foram fundamentais para aprovar projetos, como o da Reforma Tributária.
“Nós, até agora, não tivemos um único projeto derrotado, todos foram aprovados”, declarou. “Nós fizemos uma coisa que poucos cientistas políticos acreditaram que era possível fazer, aprovamos uma política de reforma tributária exercendo a democracia, com a Câmara com muitos deputados que não são do meu partido, mas teve a coordenação das lideranças e teve a coordenação do presidente Lira”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula entrega 914 unidades do Minha Casa, Minha Vida para comunidade ribeirinha em Maceió
Por Camila da Silva
Lula reúne Lira e Renan no palanque e libera R$ 565 milhões para obra no sertão de AL
Por Camila da Silva
Lira marca análise de PEC que prevê destinação de emendas a desastres naturais
Por Wendal Carmo



