CartaExpressa
Inmet alerta para fortes chuvas no RS a partir desta sexta
As áreas mais atingidas devem ficar entre o centro-norte e o leste do estado
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê fortes chuvas no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira 10, com projeção superior a 100 milímetros de precipitação até o domingo 12. As áreas mais atingidas devem ficar entre o centro-norte e o leste do estado, incluindo o litoral norte gaúcho e o sul de Santa Catarina.
Segundo o Inmet, essa condição decorre de uma instabilidade que retorna com mais força ao Rio Grande do Sul no fim de semana. A partir da segunda 13, quando o frio ganha força e pode provocar geadas na terça, o ar frio e seco, de origem polar, tende a afastar a instabilidade.
Conforme um boletim divulgado pela Defesa Civil do RS às 12h desta quinta-feira 9, os temporais que castigam o estado desde a semana passada já deixaram 107 mortos (outra morte segue sob investigação).
Há também 136 desaparecidos, 374 feridos, 165.112 desalojados e 67.563 desabrigados. O total de municípios afetados chega a 428.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Enchentes no RS são lembrete dos efeitos devastadores da crise climática, diz Guterres
Por CartaCapital
Papa Francisco destina R$ 550 mil para vítimas da catástrofe climática no RS
Por Camila da Silva
Disque 100 recebe dados sobre crianças e adolescentes no RS
Por Agência Brasil


