Política
Boulos vai à Justiça contra Bolsonaro por montagem nas redes sociais
A imagem busca relacionar o pré-candidato a prefeito a uma decisão sobre sigilo nos números de fugas em presídios


O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) acionou a Justiça paulista contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devido a uma montagem publicada nas redes sociais.
A imagem buscava relacionar Boulos a uma decisão do governo federal sobre sigilo nos números de fugas em presídios. Boulos, no entanto, não teve qualquer participação na medida.
Em seu perfil no X (ex-Twitter), Bolsonaro publicou a reprodução de uma reportagem do site Metrópoles, mas trocou a imagem de capa da notícia por outra em que aparecem Boulos e Lula.
“Claro que esse sigilo é apenas mais uma cabulosa coincidência”, escreveu o ex-capitão.
Boulos afirma que Bolsonaro distorceu a notícia “de forma maliciosa” para “atrelá-lo a fatos totalmente alheios à sua pessoa ou mesmo à sua atividade no cargo de deputado federal”.
Na corrida eleitoral da capital paulista, o principal adversário do deputado do PSOL é o prefeito Ricardo Nunes (MDB), aliado de Bolsonaro.
A ação pede a exclusão imediata da postagem e uma indenização por danos morais no valor de 1 real por exibição e de 2 reais por compartilhamento da postagem. Até a peça ser protocolada na Justiça, a postagem já havia passado de 1,2 milhão de visualizações e 10,6 mil compartilhamentos.
Boulos solicita ainda que 95% do valor da indenização seja repassado ao Projeto Comprova, uma iniciativa jornalística de combate a fake news mantido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula exclui vídeo em que defende voto em Boulos no 1º de Maio
Por CartaCapital
Nova rodada da Paraná Pesquisas indica vantagem de Nunes, com Boulos em segundo
Por André Lucena
Lula cometeu crime eleitoral ao citar Boulos no 1º de maio? ‘Não vejo infração’, avalia advogado
Por Ana Luiza Basilio