Política
Empresa nega que caminhão com doações tenha sido impedido de seguir viagem no RS
Em vídeo que circula nas redes, suposto motorista alega que a carga havia sido detida por ausência de nota fiscal


A panificadora Bread King desmentiu a notícia de que um de seus caminhões, carregado com doações para a população do Rio Grande do Sul, teria sido impedido de seguir viagem por ausência de nota fiscal.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o suposto motorista afirma que, ao passar pela balança eletrônica em uma rodovia, o caminhão teria sido impedido de prosseguir viagem pelo posto de fiscalização e só seria liberado caso apresentasse uma nota fiscal da carga. Nesse momento, o homem afirma: “é por isso que o País não vai pra frente, por causa de um governo desse”.
Em nota publicada na terça-feira 7, a empresa diz que o vídeo foi “feito por terceiros” e que o caminhão de fato foi parado em um posto de fiscalização por excesso de peso, mas que o veículo foi liberado na sequência sem receber qualquer notificação ou autuação.
Ver essa foto no Instagram
O governo federal não proibiu a circulação de caminhões com donativos sem nota fiscal. A gestão estadual também apontou que doações a entidades governamentais e assistenciais às vítimas estão isentas de imposto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.