CartaExpressa
Entidade privada gerenciará as doações via Pix, diz Leite
O governador esclareceu que as ações do estado não utilizam o dinheiro arrecadado


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), explicou que as doações via Pix anunciadas pelo governo serão geridas por uma entidade privada.
Segundo ele, o dinheiro será aplicado na reconstrução do que foi perdido durante os temporais que castigam o estado desde a semana passada. O Pix divulgado pelo governo acumula cerca de 70 milhões de reais.
“O Pix não é para o governo. É para uma conta de uma entidade privada, que é a associação dos bancos do Rio Grande do Sul. Nenhuma das ações que anunciamos aqui vai consumir os recursos do Pix”, disse o governador na terça-feira 7.
Leite explicou que a destinação dos recursos ocorrerá com a participação de entidades sociais, representadas por um comitê gestor.
“Uma vez decidida a forma de aplicação, são chamadas as entidades sociais pra que a gente possa fazer esse recurso chegar na ponta, para as famílias.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com verba de R$ 18,3 bi, nova fase do PAC vai priorizar prevenção a desastres
Por Camila da Silva
Ao menos 6 mil animais já foram resgatados no Rio Grande do Sul
Por CartaCapital
CNJ inicia emissão de 2ª via de documentos em abrigos de Porto Alegre
Por Agência Brasil