Política
Polícia prende suspeito de ameaçar estuprar e matar deputadas mineiras
As vítimas são Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna (PV). O caso foi registrado no segundo semestre de 2023


Uma força-tarefa prendeu na manhã desta terça-feira 7, em Olinda (PE), um homem suspeito de ameaçar de estupro e de morte as deputadas estaduais de Minas Gerais Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna (PV).
Segundo a investigação, compartilhada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Ministério Público de Minas Gerais, as ameaças foram planejadas e executadas em fóruns e grupos anônimos na internet, os chamados ‘chans‘. Os casos foram registrados no segundo semestre de 2023.
Nos grupos, os integrantes faziam publicações de incitação a violência, pedofilia e necrofilia, com imagens de estupros, assassinatos, mutilações e pornografia infantil.
A apuração identificou um líder do grupo, que usava os apelidos ‘Leon’ e ‘Grow’. A Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito e a apreensão de equipamentos eletrônicos com materiais ligados ao caso. O homem será transferido para o sistema prisional de Minas Gerais e responderá ao processo no estado.
Em nota, as deputadas estaduais afirmaram ter recebido com esperança a notícia sobre a prisão.
“O resultado das investigações mostra que sempre fizemos certo ao seguirmos firmes na luta, ao não nos deixarmos paralisar pelas ameaças e pela violência”, diz o comunicado. “Só assim seguiremos mudando a realidade das mulheres.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rui Costa: governo Lula pedirá à PF investigação contra fake news sobre chuvas no RS
Por CartaCapital
Atlas: brasileiros apontam criminalidade e corrupção como os maiores problemas do País
Por CartaCapital
Pesquisa Atlas mostra crescimento na avaliação positiva do governo e de Lula; confira os números
Por CartaCapital