Mundo
Ucrânia anuncia detenção de dois ‘agentes’ que queriam assassinar Zelensky
Presos, segundo governo ucraniano, seriam integrantes da FSB, o serviço federal de segurança russo
O Serviço Ucraniano de Segurança (SBU) anunciou nesta terça-feira (7) a detenção de dois agentes acusados de envolvimento em um plano coordenado pela Rússia para assassinar o presidente, Volodymyr Zelensky, e outras autoridades.
O SBU “desmantelou uma rede de agentes” do FSB (Serviço Federal de Segurança) russo que estava planejando o “assassinato do presidente ucraniano”, informou a agência em um comunicado.
Outros representantes de alto escalão dos círculos militares e políticos também estavam no alvo, como o diretor da inteligência militar, Kirilo Budanov, acrescenta a nota.
“Dois coronéis” responsáveis pela segurança de funcionários de alto escalão ucranianos foram detidos.
A rede era “supervisionada” pelo FSB e os dois coronéis teriam “transmitido informações confidenciais” à Rússia, segundo o SBU.
Entre as estratégias estariam a tentativa de recrutar soldados “próximos ao serviço de segurança de Zelensky para tomá-lo como refém e matá-lo”, segundo as autoridades ucranianas.
Um dos integrantes da suposta rede obteve drones e explosivos.
A Ucrânia denunciou em várias ocasiões diversas tentativas de assassinato do presidente, de funcionários do governo e de seus familiares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



