Sociedade
Eduardo Leite faz apelo para que moradores em áreas de risco abandonem casas e busquem abrigo
Governador do Rio Grande do Sul alerta que bairros inteiros poderão ficar submersos com o aumento das chuvas
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um apelo na manhã deste sábado 4 para que moradores de áreas de risco deixem suas casas e busquem abrigo. O alerta ocorre após o avanço das águas do rio Jacúi, que cruza cidades da região metropolitana de Porto Alegre.
“É absolutamente sem precedentes o que estamos vivenciando. As pessoas precisam entender a gravidade do que nós estamos vivenciando. [As águas] podem submergir bairros inteiros nessas localidades, destaca o governador.
Entre as áreas de maior risco estão as cidades de Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas. Leite destacou que o rio já não respeita mais as curvas de seu leito e a água atravessa as cidades de Guaíba e Eldorado em direção a Canoas.
A prefeitura de Canoas informou nesta manhã que mais de 50 mil pessoas estão em áreas de risco e que já emitiu alertas de evacuação. O governo do estado afirmou que concentra esforços no resgate de famílias que vivem nas regiões afetadas.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



