CartaExpressa
Comandante do Exército prepara viagem à China
A passagem de Tomás Ribeiro Paiva por Pequim deve ocorrer entre 4 e 14 de julho, com autorização do ministro da Defesa, José Múcio


O comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, viajará a Pequim, na China, entre 4 e 14 de julho deste ano. A informação consta de uma portaria assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e publicada em 29 de abril no Diário Oficial da União.
Segundo o despacho, trata-se de uma missão eventual de natureza militar e sem dependentes. Todos os custos, incluindo os deslocamentos, serão bancados pelo Comando do Exército.
O objetivo principal da viagem, segundo o Exército, é “diplomacia militar”. Neste ano, Ribeiro Paiva já visitou a França, a Polônia e os Estados Unidos.
Em 2023, ele viajou a outro integrante do Brics, a Índia, entre 28 de agosto e 2 de setembro. Aquela visita começou com uma cerimônia no Memorial Nacional de Guerra, quando o general prestou homenagem a soldados indianos que morreram em campos de batalha.
ExércitoApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula decide prorrogar GLO em portos e aeroportos de Rio e São Paulo
Por CartaCapital
A Marinha açoita a memória dos heróis de 1910
Por Roberto Amaral
Comandante da Marinha volta a se opor à inclusão de João Cândido no Livro de Heróis da Pátria
Por CartaCapital