Política
PEC que acaba com a reeleição no Brasil começará a andar no Senado
O texto, de autoria de Jorge Kajuru (PSB-GO) e sob a relatoria de Marcelo Castro (MDB-PI), está na CCJ


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado iniciará nos próximos dias as audiências sobre uma proposta de emenda à Constituição que encerra a possibilidade de reeleição no Brasil. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é um entusiasta da matéria.
Após as audiências, a CCJ poderá votar a PEC e enviá-la ao plenário.
De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e sob a relatoria de Marcelo Castro (MDB-PI), o texto proíbe a reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos e altera a duração dos mandatos de quatro para cinco anos.
Na justificativa, Kajuru escreveu que “a renovação da representação política é sempre desejável” e que um mandato de quatro anos seria “manifestamente insuficiente para a implementação satisfatória de um programa de governo”.
“Cabe asisnalar que os direitos dos mandatários em exercício restam assegurados”, reforçou o senador. “No caso de sua aprovação, todos cumprirão os mandatos para os quais foram eleitos e aqueles aptos a disputar a reeleição poderão candidatar-se na vigência da nova regra.”
Leia a íntegra da PEC:
DOC-Avulso inicial da matéria – SF225050305032-20220512Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que o governo Lula tenta evitar na votação do Perse no Senado
Por CartaCapital
Senado prepara duas votações que despertam a atenção de Haddad
Por CartaCapital
Responsabilidade fiscal é um dever de todos, diz Alckmin em resposta a Pacheco
Por CartaCapital