Mundo

OMS alerta contra gripe aviária e consumo de leite fresco

Diante do surto do vírus H5N1 em vacas nos Estados Unidos, órgão adverte comunidade internacional sobre possível transmissão de animais para humanos, mas ressalta que risco ainda é baixo

OMS alerta contra gripe aviária e consumo de leite fresco
OMS alerta contra gripe aviária e consumo de leite fresco
Foto: Frederic J. Brown/AFP/Getty Images
Apoie Siga-nos no

Diante do surto de gripe aviária nos Estados Unidos, a Organização Mundial da Saúde alertou nesta sexta-feira 26 para o risco de transmissão do vírus H5N1 mediante o consumo de leite fresco.

A entidade afirma que o risco de contágio é baixo, mas pediu aos países que fiquem atentos para uma possível transmissão de animais para humanos.

No dia anterior, a FDA, órgão americano de vigilância sanitária, disse ter encontrado fragmentos do vírus em uma de cada cinco amostras de leite cru vendidas no país – um sinal de que o nível de contágio é mais alto do que o que se acreditava até então.

Segundo a FDA e a OMS, testes adicionais confirmaram que o patógeno é destruído no processo de pasteurização, que é quando o leite é aquecido a altas temperaturas. Por isso, os dois órgãos indicam o consumo de leite pasteurizado como seguro.

“O vírus que foi detectado no leite, bem como seu potencial papel na transmissão, estão sendo investigados”, afirmou a OMS.

O órgão internacional recomenda que países implementem medidas de controle de infecções e redução de exposição humana a aves e mamíferos potencialmente infectados com a gripe ou outros tipos de vírus influenza.

Autoridades americanas introduziram medidas mais rígidas de controle para conter o primeiro surto conhecido de H5N1 em vacas leiteiras, que se espalhou por 33 rebanhos em oito estados. Um fazendeiro do Texas foi infectado, mas teve sintomas leves.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo