CartaExpressa
Lira diz ser ‘imprescindível’ maior participação de Lula na articulação política
O presidente da Câmara já chamou de ‘incompente’ o ministro responsável pelo diálogo com o Congresso


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira 25 que o presidente Lula (PT) participe de forma mais direta da articulação entre o governo e o Congresso Nacional.
Em 11 de abril, Lira chamou de “incompetente” e “desafeto pessoal” o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT) – homem forte de Lula para dialogar em nome do Palácio do Planalto com o Parlamento.
“É imprescindível que o presidente se envolva mais nas agendas de recebimento de parlamentares”, disse Lira à GloboNews. “É importante que Lula participe.”
Segundo o deputado, “quanto mais o presidente se envolve no processo, mais ele sente a temperatura de como estão as coisas com o seu governo, o que está certo e o que está errado”.
Enquanto não hesita em disparar contra Padilha, Lira reconhece, por outro lado, o esforço do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). “Ele diz que lê muito livro e conversa bastante bem. Eu acho que você não inviabiliza. Você pode ler livro de madrugada, de manhã cedo, e conversar o dia todo”, acrescentou.
Trata-se de uma referência ao pedido de Lula para que Haddad, “em vez de ler um livro, vá perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula promete mais recursos à Embrapa, a ‘mãe da tecnologia brasileira’
Por CartaCapital
Reforma tributária: governo Lula estima IBS de 17,7% e CBS de 8,8%
Por CartaCapital
Zanin será o relator de ação do governo Lula contra desoneração da folha
Por CartaCapital