CartaExpressa
MP do Rio deflagra operação contra milícia
O grupo, conhecido como Bonde do Zinho é considerado o maior do Rio; cinco pessoas foram presas


O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) deflagrou, nesta quinta-feira 25, uma operação contra a milícia que atua na comunidade Bateau Mouche, na Zona Oeste do Rio.
Segundo os investigadores, a milícia é conhecida como Bonde do Zinho. O grupo, que pertence a Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, é considerado o maior do Rio.
Cinco pessoas foram presas: Cláudio Rodrigo Monteiro, Douglas Henrique do Nascimento, Luiz Carlos Pereira de Melo, Marcus dos Santos de Moraes e o sargento da PM Djarde de Oliveira da Conceição, com quem a polícia apreendeu armas e drogas. No total, os agentes tentam cumprir doze mandados de prisão e oito de busca e apreensão.
O MP já investigou e denunciou um oficial de cartório da Polícia Civil e dois policiais, acusados de fornecer material bélico e uniformes para o grupo criminoso. Segundo o MP, esses materiais eram desviados de apreensões.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.