CartaExpressa
Barroso: Brasil vive um momento de estabilização democrática e as instituições prevaleceram
Sem mencionar o bolsonarismo, o presidente do STF afirmou que a Corte não pode ‘vencer o extremismo sozinha’
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira 24 que o Brasil vive um momento de “certa estabilização democrática” e que as instituições “prevaleceram”.
A declaração foi proferida durante uma cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na qual Barroso foi condecorado com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, pelo chanceler Mauro Vieira.
O magistrado não mencionou diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas afirmou que o STF “teve um papel importante” no período recente, embora não seja capaz de “vencer o extremismo sozinho”.
“O que houve no Brasil foi uma reação, um sentimento majoritário na sociedade de preservação da democracia. A sociedade civil, a imprensa, boa parte da classe política”, prosseguiu. “Felizmente, agora podemos seguir a viagem insttiucional, feita de discordâncias, concordâncias, mas com civilidade, o que andou faltando no Brasil durante algum período.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes não vê evidência de que Bolsonaro buscou asilo em embaixada, mas mantém medidas cautelares
Por CartaCapital
Moraes segue a PGR e manda a PF aprofundar investigação sobre Bolsonaro
Por CartaCapital
De olho no espólio, Caiado e Tarcísio exaltam Bolsonaro como ‘maior líder do Brasil’
Por Leonardo Miazzo



