CartaExpressa
PGR denuncia Carla Zambelli e Walter Delgatti por invasão a sistema do CNJ
Órgão aponta deputada como mandante do crime; parlamentar diz que não há provas


A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ambos já tinham sido indiciados pela Polícia Federal (PF) no caso.
Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Zambelli atuou como mandante do crime. Delgatti, por sua vez, é o executor.
“Zambelli comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário, mediante planejamento, arregimentação e comando de pessoa com aptidão técnica e meios necessários ao cumprimento de tal mister”, diz um trecho da denúncia.
Para a PGR, a finalidade de Zambelli teria sido “adulterar informações, sem autorização expressa ou tácita de quem de direito”.
No total, são dez os crimes citados na denúncia. Sete deles dizem respeito à prática de invasão de dispositivo informático. Outros três dizem respeito à falsidade ideológica.
A denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira 23. Agora, a primeira turma do tribunal vai avaliar se aceita ou não o pedido protocolado pela PGR.
Segundo a PF, a invasão ao site do CNJ aconteceu em novembro de 2022. Já no início de 2023, Delgatti teria inserido documentos falsos no sistema do CNJ, a exemplo de um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
Delgatti, que está preso, acusou Zambelli de redigir o falso mandado. A deputada nega.
Zambelli afirmou, em nota, que recebeu a denúncia com surpresa. Segundo ela, não há provas de que ela teria colaborado para que o hacker invadisse o sistema do CNJ.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PGR nega acordo com Zambelli por perseguição armada em São Paulo
Por CartaCapital
Fachin rejeita recurso e mantém multa de R$ 30 mil contra Carla Zambelli
Por CartaCapital
Ex-chefe da FAB revela pedido de Zambelli por golpe; deputada ironiza: ‘Não sabia que alta patente aceitava pressão’
Por Wendal Carmo
Justiça aceita queixa-crime de Bolsonaro contra Delgatti por calúnia
Por CartaCapital