CartaExpressa
Lewandowski autoriza uso da Força Nacional em 6 estados durante o CNU
A decisão é válida por 90 dias


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional em seis estados, durante a realização do Concurso Público Nacional Unificado.
A decisão é válida para os municípios de Cruzeiro do Sul, no Acre; Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção, no Pará; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; Alta Floresta, no Mato Grosso, Rorainópolis, em Roraima; e na terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia.
Segundo texto das portarias, a medida visa garantir a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, e é válida por 90 dias.
A atuação da Força Nacional de Segurança se dará em apoio ao Ministério da Gestão e da Inovação e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas, órgãos responsáveis pela aplicação do concurso, que selecionará candidatos para ingresso no serviço público.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mulher que levou idoso morto ao banco tem problemas psiquiátricos, diz filho
Por CartaCapital
Lula montou um governo de centro-direita, não de esquerda, diz Dirceu
Por Leonardo Miazzo
Governo começa a pagar ’13° do INSS’; veja quem tem direito e como receber
Por André Lucena