CartaExpressa
Advogado deixa a defesa do bicheiro Rogério de Andrade; veja a justificativa
Bicheiro foi beneficiado por decisão do ministro Nunes Marques que desobrigou o uso de tornozeleira e o recolhimento noturno


O advogado André Callegari deixou, neste sábado 20, a defesa do bicheiro Rogério de Andrade. A renúncia foi informada ao Supremo Tribunal Federal.
Na justificativa, o advogado cita “motivos éticos” e “divergências estratégicas” que o impedem de seguir à frente do caso. Ele confirmou a motivação ao blog de Andréia Sadi, do G1.
Callegari desiste da defesa do bicheiro poucos dias após uma vitória judicial conquistada por Andrade. Na semana passada, o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que ele deixasse de usar a tornozeleira eletrônica e não mais fosse obrigado ao recolhimento noturno.
O agora ex-advogado foi, justamente, o responsável pelo pedido acatado pelo ministro, derrubando as medidas alternativas à prisão determinadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Callegari, ao confirmar a saída da defesa do bicheiro, evitou dar detalhes de quais seriam os ‘motivos éticos’ e ‘divergências estratégicas’ que o levaram a tomar a decisão.
Andrade ainda não informou quem será o seu novo defensor diante do Supremo. No tribunal, a expectativa é de que a 2ª Turma avalie a decisão do ministro Nunes ainda essa semana. O pedido de revisão foi motivado por um recurso da Procuradoria-Geral da República.
Quem é Rogério de Andrade?
Rogério de Andrade é conhecido como um dos maiores contraventores do País. Ele foi preso de 2022, em decorrência da Operação Calígula, do Ministério Público do Rio de Janeiro. A operação que o levou para a prisão investiga a exploração de uma rede de jogos de azar no Rio e o pagamento de propina a policiais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Operação tenta prender policiais que faziam segurança para bicheiro no Rio de Janeiro
Por CartaCapital
Bernardo Bello: Quem é o bicheiro que a polícia do Rio tenta prender em operação nesta quinta-feira
Por André Lucena
Delator acusa bicheiro de participação no assassinato de Marielle
Por CartaCapital
PGR recorre da decisão de Kassio que retirou a tornozeleira do bicheiro Rogério Andrade
Por CartaCapital