O Senado reafirma a ‘guerra às drogas’ e Lira volta a jogar o governo contra as cordas

A equipe de CartaCapital comenta a nova ‘PEC das Drogas’ no ‘Fechamento’ da semana

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam Daniel Cerqueira, pesquisador do Ipea e coordenador do Atlas da Violência, sobre a PEC aprovada pelo Senado que criminaliza o porte de qualquer quantidade de droga, sem estabelecer um critério objetivo para diferenciar usuários de traficantes. Em recente estudo, Cerqueira revela que, em média, um terço dos homicídios nas grandes cidades está associado à “guerra às drogas”. O especialista comenta ainda a herança da ditadura em nosso modelo de segurança pública, tema do artigo que assina na edição 1307 de CartaCapital, que chega às bancas nesta sexta-feira 19.

O programa apresenta ainda os principais destaques da edição semanal. Com a providencial intervenção de Luís Roberto Barroso, o plenário do CNJ derruba afastamento de Gabriela Hardt e adia julgamento dos malfeitos da Lava Jato. Da economia à articulação política, o governo enfrenta percalços e perde terreno na disputa com a oposição. E mais: a Câmara Municipal de São Paulo abre caminho para a privatização da Sabesp.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.