Mundo
Conselho de Segurança agenda votação sobre adesão da Palestina à ONU
A votação será nesta quinta-feira e coincidirá com uma reunião do Conselho de Segurança agendada para discutir a situação em Gaza


O Conselho de Segurança da ONU se pronunciará na quinta-feira sobre o pedido da Palestina de adesão plena às Nações Unidas, indicaram várias fontes diplomáticas à AFP nesta terça-feira (16).
Em meio à ofensiva militar de Israel em Gaza, os palestinos reviveram no início de abril uma candidatura à adesão que haviam apresentado pela primeira vez ao órgão mundial em 2011, embora os Estados Unidos, com poder de veto, tenham expressado repetidamente oposição à proposta.
A Assembleia Geral pode admitir um novo Estado membro com uma votação de dois terços da maioria, mas somente depois que o Conselho de Segurança der sua recomendação.
O bloco regional Grupo Árabe emitiu uma declaração nesta terça-feira afirmando seu “apoio inabalável” à candidatura dos palestinos.
“A adesão às Nações Unidas é um passo crucial na direção certa para uma resolução justa e duradoura da questão palestina em conformidade com o direito internacional e as relevantes resoluções da ONU”, dizia a declaração.
A Argélia, membro não permanente do Conselho de Segurança, redigiu a resolução que “recomenda” à Assembleia Geral “que o Estado da Palestina seja admitido como membro das Nações Unidas”.
A votação de quinta-feira coincidirá com uma reunião do Conselho de Segurança agendada várias semanas atrás para discutir a situação em Gaza, à qual se espera a presença de ministros de vários países árabes.
Os palestinos, que têm status de observador nas Nações Unidas desde 2012, têm feito lobby há anos para obter a adesão plena.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Portugal não está pronto para reconhecer o Estado palestino, diz novo premiê
Por AFP
Apple promete corrigir ‘bug’ que sugere bandeira da Palestina quando usuário digita ‘Jerusalém’
Por AFP
Conselho de Segurança não chega a acordo sobre adesão da Palestina à ONU
Por AFP
Exército israelense diz que Irã não sairá ‘ileso’ de seu ataque
Por AFP