Mundo
EUA não participará de qualquer represália israelense contra Irã
“Não faríamos parte de nenhuma resposta que eles fizessem”, declarou o funcionário do governo do presidente Joe Biden


Os Estados Unidos não participarão de nenhum possível contra-ataque de Israel contra o Irã após o ataque aéreo de Teerã no sábado, afirmou um funcionário do alto escalão americano neste domingo (14).
“Não faríamos parte de nenhuma resposta que eles fizessem”, declarou o funcionário do governo do presidente Joe Biden a jornalistas em uma ligação. “Não nos imaginaríamos participando de tal ato.”
Israel não está buscando uma escalada da situação, indicou ele, acrescentando que Biden disse ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para pensar com cuidado sobre retaliar os ataques do Irã.
“Os israelenses deixaram claro para nós que não estão buscando uma escalada significativa com o Irã”, afirmou o funcionário aos jornalistas.
Biden “deixou muito claro para o primeiro-ministro na noite passada que precisamos pensar cuidadosa e estrategicamente sobre os riscos de uma escalada”, relatou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.