Mundo
Ameaça do Irã contra Israel é real, diz Casa Branca
O governo dos EUA não especificou se ajudaria a derrubar quaisquer mísseis iranianos
A ameaça do Irã de tomar represálias contra Israel após um ataque na Síria em que morreram dois generais iranianos permanece “real” e “viável”, estimou a Casa Branca nesta sexta-feira 12.
“Continuamos considerando que a ameaça potencial do Irã neste caso é real, é viável”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, a jornalistas.
O porta-voz não especificou se acredita que o ataque é iminente e se os Estados Unidos ajudariam a derrubar quaisquer mísseis iranianos disparados contra Israel.
“Eu diria apenas que estamos acompanhando isso muito, muito de perto”, disse ele.
Acrescentou que Washington garantirá que os israelenses “tenham o que precisam e que sejam capazes de se defender”.
Os Estados Unidos também examinarão o envio de forças para a região, onde possuem milhares de soldados. O objetivo é “garantir que estamos devidamente preparados”, disse ele.
O presidente dos EUA, Joe Biden, alertou na quarta-feira que o Irã “ameaça lançar um grande ataque contra Israel”.
Ele prometeu apoio “forte” ao seu principal aliado na região, embora seu relacionamento com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tenha sido tenso recentemente devido à situação dos civis na guerra em Gaza entre Israel e o grupo palestino Hamas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quais países sancionaram Israel pela guerra em Gaza?
Por Deutsche Welle
Joe Biden diz que Israel não permite entrada de ajuda suficiente em Gaza
Por AFP
Governo israelense deve explicar restrições à ajuda a Gaza perante Suprema Corte
Por AFP



