Tecnologia
Na contramão do Facebook, Twitter registra queda acentuada de acessos no Brasil
A rede de microblogs perdeu 24% dos usuários em apenas um ano no País
Febre da Internet entre 2008 e 2011, o Twitter dá sinais de decadência no Brasil. Segundo dados do Comscore, uma das principais empresas de medição de audiência digital, a rede social de microblogs perdeu 24% de seus usuários no País entre julho de 2011 e julho de 2012. A queda representa uma diminuição de mais de 3 milhões de usuários no período — hoje o Twitter tem 9.7 milhões de usuários, num universo de aproximadamente 40 milhões de contas.
Os números apontam que a rede de microblogs está na contramão do Facebook, que não para de crescer. No mesmo período, a rede de Mark Zuckerberg cresceu 64%, chegando a 42,4 milhões de usuários únicos. O crescimento do concorrente é um dos problemas, uma vez que oferece maior quantidade de interação, fator que mais agrada aos brasileiros usuários de redes sociais.
O Twitter, no entanto, segue em ritmo de crescimento nos Estados Unidos, seu país de origem. Segundo o Comscore, o número de acessos únicos aumento de 32,7 milhões para 40,2 milhões entre julho de 2011 e julho de 2012, o que corresponde a 22%.
A queda é inesperada para o próprio Twitter, que já declarou pensar em abrir escritório no Brasil nos próximos anos. O Facebook já tem um escritório em São Paulo.
A queda da rede de microblogs é grande, mas nada comparada a do Orkut. A rede social do Google, que dominou a Internet brasileira entre 2004 e 2010 e que já foi o site mais acessado do País, hoje tem apenas 20,6 milhões de acessos, 43% em relação ao ano passado.
Febre da Internet entre 2008 e 2011, o Twitter dá sinais de decadência no Brasil. Segundo dados do Comscore, uma das principais empresas de medição de audiência digital, a rede social de microblogs perdeu 24% de seus usuários no País entre julho de 2011 e julho de 2012. A queda representa uma diminuição de mais de 3 milhões de usuários no período — hoje o Twitter tem 9.7 milhões de usuários, num universo de aproximadamente 40 milhões de contas.
Os números apontam que a rede de microblogs está na contramão do Facebook, que não para de crescer. No mesmo período, a rede de Mark Zuckerberg cresceu 64%, chegando a 42,4 milhões de usuários únicos. O crescimento do concorrente é um dos problemas, uma vez que oferece maior quantidade de interação, fator que mais agrada aos brasileiros usuários de redes sociais.
O Twitter, no entanto, segue em ritmo de crescimento nos Estados Unidos, seu país de origem. Segundo o Comscore, o número de acessos únicos aumento de 32,7 milhões para 40,2 milhões entre julho de 2011 e julho de 2012, o que corresponde a 22%.
A queda é inesperada para o próprio Twitter, que já declarou pensar em abrir escritório no Brasil nos próximos anos. O Facebook já tem um escritório em São Paulo.
A queda da rede de microblogs é grande, mas nada comparada a do Orkut. A rede social do Google, que dominou a Internet brasileira entre 2004 e 2010 e que já foi o site mais acessado do País, hoje tem apenas 20,6 milhões de acessos, 43% em relação ao ano passado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.