Mundo
‘Desmilitarizar’: a justificativa de Putin para atacar a rede de energia da Ucrânia
No último inverno, a rede foi menos atingida, pelo menos até março, quando uma nova onda de bombardeios começou


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira 11 que os bombardeios contra a rede energética ucraniana, que provocaram importantes cortes de eletricidade, têm como objetivo a “desmilitarização” da Ucrânia.
“Consideramos que, deste modo, influímos sobre o complexo militar-industrial da Ucrânia”, indicou o presidente russo durante um encontro no Kremlin com seu homólogo de Belarus, Alexander Lukashenko.
Putin afirmou que os bombardeios respondem aos recentes ataques ucranianos contra a infraestrutura energética na Rússia, especialmente contra refinarias.
Por outro lado, o líder russo assegurou que seu Exército não atacou instalações elétricas ucranianas neste inverno “por razões humanitárias”. “Não queríamos privar de eletricidade infraestruturas sociais, hospitais etc.”, declarou.
Durante o inverno boreal de 2022-2023, os bombardeios russos deixaram milhares de pessoas à mercê do frio e na escuridão durante longos períodos.
No último inverno, a rede elétrica ucraniana foi menos atingida, pelo menos até março, quando uma nova onda de bombardeios começou.
Nesta quinta, cerca de 40 mísseis e dezenas de drones russos visaram a rede elétrica ucraniana, levando o presidente Volodymyr Zelensky a pedir a seus aliados ocidentais que lhe forneçam sistemas de defesa antiaérea o quanto antes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rússia lança nova ofensiva contra a Ucrânia visando ‘infraestruturas essenciais’
Por RFI
China recebe Lavrov e promete reforçar a ‘cooperação estratégica’ com a Rússia
Por AFP
França entregará à Ucrânia centenas veículos blindados de mais de 40 anos
Por RFI