CartaExpressa
Quem é o irmão de Gilmar Mendes que recebeu apoio de Bolsonaro em MT
O político do União Brasil deve se candidatar à prefeitura de Diamantino
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou no início desta semana Francisco Mendes (União-MT), pré-candidato à prefeitura de Diamantino, distante cerca de 180 quilômetros de Cuiabá, a capital de Mato Grosso. Os dois serão aliados na disputa.
Francisco Mendes é irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
O encontro aconteceu na residência do pré-candidato. Bolsonaro e Francisco Mendes participaram de um ato público na cidade e foram cercados por apoiadores. A expectativa é que o PL indique o vice na chapa.
Sobre a visita a Mato Grosso, o jornal Folha de S. Paulo informou que o ex-presidente chegou a conversar por telefone com Gilmar Mendes.
Não há, entretanto, informações oficiais sobre a avaliação do magistrado acerca da aproximação entre Bolsonaro e o irmão.
Chico Mendes, como é conhecido, já foi prefeito de Diamantino entre 2000 e 2008. A nova candidatura, portanto, representará uma volta ao cenário político local.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


