Política
Após críticas de Musk, AGU defende regulamentação “urgente” das redes
Dono do Twitter atacou o ministro do STF Alexandre de Moraes e ameaçou tirar a empresa do Brasil
O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, defendeu, neste domingo 7, a regulamentação “urgente” das redes sociais.
O comentário foi feito após o dono do X, antigo Twitter, Elon Musk atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Messias disse que “bilionários com domicílio no exterior” não podem ter controle de redes sociais e violar o Estado de Direito.
Pelo Twitter, o empresário acusou Moraes de perseguir e censurar políticos brasileiros e insinuou que retiraria todas as restrições de contas na plataforma determinadas pelo Judiciário brasileiro.
Ele ainda ameaçou a fechar os escritórios de representação da empresa no Brasil.
Moraes é o relator de diversos inquéritos e ações penais no STF relacionadas ao ex-presidente e seus aliados. Um dos mais sensíveis é o Inquérito das milícias digitais, que investiga disseminação de desinformação e ataques às urnas eletrônicas.
Ao longo da tramitação dos procedimentos, Moraes proferiu diversos despachos que suspenderam perfis nas redes sociais vinculados as fake news.
Após a troca de farpas, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB) afirmou que pedirá que o projeto que prevê a regulamentação das redes sociais seja pautado na Câmara.
Como relator do PL das Fake News, ele disse que conversará com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP) para dar andamento ao projeto que prevê responsabilidades às plataformas digitais pelo conteúdo nelas publicado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Elon Musk ironiza declaração de Janja sobre responsabilidade por ataque ao perfil do X
Por CartaCapital
União Europeia investiga divulgação de fake news na rede social de Elon Musk
Por RFI



