Sergio Moro busca boia de salvação

‘Fechamento’ da semana conta com a participação do jurista Lênio Streck

Neste episódio do ‘Fechamento’, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o jurista Lênio Streck, professor de Direito Constitucional da Unisinos e pós-doutor pela Universidade de Lisboa, sobre o julgamento das ações que podem levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro por abuso do poder econômico, caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2022. Na quarta-feira 3, o Tribunal Regional Eleitoral suspendeu o julgamento do caso após a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani solicitar mais tempo para analisar os autos.

Antes do pedido de vista, o placar estava empatado: o relator Luciano Falavinha Souza votou pela improcedência das ações e José Rodrigo Sade a abriu a divergência. A sessão será retomada na próxima segunda-feira, 8 de abril. Seja qual for o resultado do jogo disputado em casa, Moro sabe que a partida decisiva será travada em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral. Não por acaso, reuniu-se com o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, para abrir um “canal de diálogo” com o magistrado, um crítico ferrenho dos métodos lavajatistas.

Os jornalistas também comentam os rumores de troca de comando na Petrobras e a nova investida de Nicolás Maduro para a anexação do território guianense de Essequibo. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. A agenda da devastação ambiental avança no Congresso. O governo Lula pretende usar recursos da privatização da Eletrobras para baratear as tarifas de energia. E mais: Israel ignora a pressão dos EUA e da comunidade internacional e prepara uma ofensiva militar em Rafah.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar