Mundo
Terremoto de magnitude 4,8 atinge região de Nova York
O abalo, considerado leve, não causou nenhum dano a prédios e estruturas das cidades atingidas, mas movimentou as redes sociais


Um terremoto de magnitude 4,8 foi captado na região próxima ao estado de Nova York, nos Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira 5.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, abalos deste tipo são raros na região. O tremor desta manhã sacudiu edifícios e surpreendeu moradores, mas não causou grandes danos.
“Não temos informações neste momento sobre danos significativos (mas) continuamos a avaliar a situação”, escreveu Fabien Levy, porta-voz do prefeito de Nova York, Eric Adams, na rede X.
O epicentro do terremoto foi perto da estação Whitehouse, em Nova Jersey, e ocorreu pouco depois das 10h20 no horário local (as), a uma profundidade de 4,7 quilômetros, disse o USGS.
O tremor foi sentido em muitos bairros dos distritos de Manhattan e Brooklyn, causando uma avalanche de mensagens nas plataformas de redes sociais.
Na sede das Nações Unidas, as câmeras que filmavam a reunião do Conselho de Segurança sobre a crise humanitária em Gaza começaram a tremer.
A representante da ONG Save the Children, Janti Soeripto, interrompeu um discurso ao colegiado em que falava sobre fome e mortes. “É um terremoto?”, ela perguntou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.