CartaExpressa

Governo inaugura nova fábrica da Hemobras em Pernambuco, com foco em biotecnologia

O complexo será responsável pela produção do Hemo-8r, um medicamento recombinante utilizado por pacientes em tratamento da hemofilia A

Governo inaugura nova fábrica da Hemobras em Pernambuco, com foco em biotecnologia
Governo inaugura nova fábrica da Hemobras em Pernambuco, com foco em biotecnologia
Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) inaugurou, nesta quinta-feira 4, uma nova Fábrica de Medicamentos Produzidos por Biotecnologia, no Complexo Fabril Hemobrás em Goiana, município de Pernambuco.

O complexo fabril será responsável pela produção do Hemo-8r, um medicamento recombinante utilizado por pacientes em tratamento da hemofilia A, a mais comum, responsável por 70% a 85% dos casos.

O governo estima um investimento em infraestrutura de aproximadamente 1,2 bilhão no projeto, que foi desenvolvido a partir uma planta instalada na Suíça e envolveu especialistas dos Estados Unidos e profissionais de biotecnologia de outros países.

Inauguradas as obras, haverão fases de qualificação dos equipamentos e validação dos processos, etapas preparatórias para a submissão do projeto à Anvisa.

Espera-se que a fábrica inicie suas operações em 2025, fornecendo diretamente ao Sistema Único de Saúde. Com uma capacidade anual de produção estimada em 1,2 bilhão de unidades, a planta tem potencial para atender integralmente a demanda do SUS pelo medicamento, impactando positivamente a vida de aproximadamente 15 mil brasileiros que lidam com hemofilia no país.

“A inauguração dessa planta não marca apenas o início da produção nacional do parque industrial da Hemobrás, mas é também uma resposta concreta à estratégia nacional para o desenvolvimento do complexo econômico industrial da Saúde que lançamos o ano passado”, disse Lula durante a cerimônia de inauguração da fábrica, da qual também participaram a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo